PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
E. E. M. MONSENHOR LINHARES – GROAÍRAS – 6ª CREDE – SOBRAL SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
ALUNO: RICHARD PAIVA DE PAULO – DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
SÉRIE: 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; TURMA: A; TURNO: M
ESCOLA: E. E. F. JULIA ELISA FARIASPROFESSORA DA SALA REGULAR: IVANIA MACHADO
ALUNO: RICHARD PAIVA DE PAULO – DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
SÉRIE: 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; TURMA: A; TURNO: M
ESCOLA: E. E. F. JULIA ELISA FARIASPROFESSORA DA SALA REGULAR: IVANIA MACHADO
PROFESSORA DO AEE: TEREZA MARIA MONTEIRO VASCONCELOS
OBJETIVO GERAL
Desenvolver as habilidades cognitivas que envolvem a leitura e escrita, superação das dificuldades motoras e promover a evolução conceitual, a atenção e a socialização na escola e na sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICO
- Desenvolver a capacidade de conceituar, generalizar, comparar, selecionar;
- Reconhecer e escrever todas as letras do alfabeto, os números indoarábicos e fazer distinção entre as cores;
- Compreender as noções de Soma e de Subtração e aplicá-las utilizando os números de 1 a 10;
- Proporcionar ao aluno o contato com as mais variadas formas de comunicação para possibilitar o entendimento e a ampliação do vocabulário;
- Proporcionar atividades que estimulem a oralidade e a escrita de sílabas e palavras;
- Estimular a concentração e o raciocínio lógico do aluno;
- Favorecer a socialização da criança com as crianças sem deficiências
Desenvolver a autonomia e independência frente às diferentes situações de aprendizagem contribuindo para a autoconfiança e a motivação; - Desenvolver noções de esquema corporal, lateralidade, postura e orientação espacial;
Desenvolver a orientação temporal ( hora, manhã, tarde e noite, dias da semana, meses e ano); - Desenvolver noções adequadas de higiene pessoal e de alimentação.
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO
- Período de atendimento: fevereiro a dezembro de 2012
- Freqüência do atendimento: 2 vezes por semana
- Tempo de atendimento: 50 minutos
- Composição do atendimento: individual
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Organização de seqüências lógicas relacionadas a atividades da vida diária, trânsito, tempo, animais, profissões, produtos derivados e dias de festas;
Atividades fortalecedoras de sua autonomia e noções fundamentais de higiene e alimentação (lavar as mãos, merendar, escovar os dentes, pentear-se etc.);
Aplicação das operações matemáticas de Adição e Subtração utilizando o material dourado, ábaco aberto além de outros objetos que possam ser trabalhados de forma concreta;
Atividades que envolvam noções sobre Tempo (hora, períodos do dia, dias da semana, meses e ano) e orientação espacial (rua, avenida, bairro, cidade etc.);
Atividades com massa de modelar; construção de maquetes; utilização de jogos pedagógicos: letras, encaixes, gravuras; utilização de jogos pedagógicos no computador; realização de atividades com pintura, desenho; jogos e atividades variadas com alfabeto móvel; jogos de memória, bingo, dominó; atividades para completar com letras, com números; contação de histórias; dinâmicas com músicas; atividades com ábaco e com números imantados; deslocamentos em ambientes abertos através da expressão corporal com o uso de variados recursos, tais como bolas, arcos, dentre outros; jogo da memória; associação de imagens e palavras; contato com variados gêneros textual; relatos orais de passeios; visitas; atividades de dramatização; descrições de imagens e fotos.
SELEÇÃO DE MATERIAIS A SEREM PRODUZIDOS PARA O ALUNO
Massa de modelar, encaixes, tinta, pincel, lápis de cor, bingo, cd de música, cd de histórias; ábaco, bolas, arcos, fotos, ficha de leitura, ficha com desenhos para pintar, dominó de cores, jogo de memória com letras, fichas com gravuras e letras móveis, quebra cabeças com gravuras coloridas, tabuada móvel, números imantados.
ADEQUAÇÃO DE MATERIAIS
Utilizar ábaco colorido, sólidos geométricos coloridos, jogos de encaixes que já existem na sala para trabalhar as cores. Além de outros jogos existentes que podem ser adequados.
SELEÇÃO DE MATERIAIS
Computador, cd, DVD, alfabeto móvel, dominó, quebra-cabeças, jogo da memória, fichas, encartes, tesoura, cola, cartolina, tinta.
PARCEIROS
Mãe, Psicólogo, Neuropediatra, profissionais do CRAS.
PROFISSIONAIS DA ESCOLA
Diretora, coordenadora pedagógica, professora de artes, professora da sala regular, professor de educação física, funcionários da limpeza e funcionários da merenda.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
Será feita durante o processo, observando suas mudanças positivas, registrando em fichas e relatórios, visando se necessário o replanejamento das atividades, a implementação de novos recursos e o estabelecimento de novas parcerias.
Como resultado, espera-se que Richard se reconheça como uma pessoa capaz de aprender e de se expressar e que ele desenvolva cada vez mais sua capacidade comunicativa por meio da aquisição da leitura e da escrita.
REESTRUTURAÇÃO DO PLANO
Caso os objetivos deste plano não venham a ser atendidos, será necessário pesquisar e implementar outros recursos, planejar outras atividades e estabelecer novas parcerias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário